
No 3º Domingo de Setembro comemora-se o DIA NACIONAL DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL, este ano a data será comemorada no próximo domingo dia 20 de Setembro.
A Escola Dominical é uma estrutura educacional que ensina a Bíblia e a doutrina em cada igreja, portanto é inadmissivél que um Cristão não goste de escola dominical uma vez que ela existe para estudar a Palavra de Deus e o estudo da Palavra é um Mandamento (Deuterônomio 6.6-9 e Salmos 119.4,9,105,130,165,167). Para comemoramos esta data vamos ver como surgiu a Escola Bíblica Dominical.
AS ORIGENS DA ESCOLA DOMINICAL
As origem da Escola Dominical remontam aos tempos bíblicos quando o Senhor ordenou ao seu povo Israel que ensinasse a Lei de geração a geração.
Dessa forma a história do Ensino Bíblico descortina-se a parti dos dias de Moisés, passando pelos tempos dos reis, dos sacerdotes e dos profetas, de Esdras do ministério terreno do Senhor JESUS e da Igreja Primitiva.
Não podemos deixar de destacar também os grandes vultos do Cristianismo que muito contribuiram para o ensino e divulgação da Palavra de Deus. Como esquecer os hamados Pais da Igreja.
Lembremo-nos de Orígenes, Clemente de Alexandria, Justino o Mártir, Gregório Naziazeno, Agostinho e outros doutores igualmente ilustres. Todos eles magnos discipuladores.
E o que dizer de Martinho Lutero? O grande reformador do século XI, apesar dos seus grandes inadiavéis compromissos, ainda encontrava tempos para ensinar as crianças. Haja vista o catecismo que lhes escreveu.
Forma estes piedosos abrindo caminho até que a escola dominical aquirisse os atuais contornos.
A ESCOLA DOMINICAL DE NOSSO DIAS
A Escola Dominical de nossos tempos nasceu da visão de um homem que, compadecido com as crianças de sua cidade, quis dar-lhes um novo e promissor horizonte. Como ficar insensivél ante a situação daqueles meninos e meninas que, sem rumo perambulava pelas ruas de Gloucester.
Nesta cidade, loucalizada no sul da Inglaterra, a deliquencia era um problema que parecia insoluvél. Aqueles menores roubavam, viciavam-se e eram viciados; achavam-se sempre envolvidos nos piores delitos. É nesse momento tão dificil que o jornalista Episcospal Robert Raikes entra em ação.
Tinha ele 44 anos quando saiu pelas ruas a convidar os pequenos transgressores a que se reunissem todos os domingos para aprender a Palavra de Deus. Juntamente com o Ensino Religioso, Robert Raikes ministrava-lhes várias matérias do Ensino Secular: Matemática, história e a língua materna - o inglês.
Embora haja começado o trbalho em 1780, foi somente em 1783, após três anos de oração, observações e experimentos, que Robert Raikes resolveu divulgar os resultados de sua obra pioneira.
No dia 03 de Novembro de 1783, Robert Raikes publica, em seu jornal, o que Deus operava e continuava operar na vida daqueles meninos de Gloucester. Eis porque a Data foi escolhido como dia da Fundação da Escola Dominical.
A ESCOLA DOMINICAL NO BRASIL
Os missionário escoceses Robert e Sara Kalley são considerados os fundadores da Escola Bíblica Dominical no Brasil.
Em 19 de Agosto de 1855 na cidade imperial de Petropólis, no Rio de Janeiro, eles dirigiram a primeira Escola Dominical em terras brasileira.
Sua audiência não era grande; apenas cinco crianças assitiram àquela aula. Mais foi suficiente para que seu trabalho florescesse e alcançasse os lugares mais retirados de nosso país. Essa mesma Escola deu origem à Igreja Congregacional no Brasil.
Houve, sim, reuniões de Escola Dominical antes de 1855, no Rio de Janeiro, porém, em caráter interno e no idioma inglês, entre os membros da comunidade americana.
Hoje no local onde funcionou a Primeira Escola Bíblica Dominical no Brasil, acha-se instalado um colégio. Mais ainda é possivél ver o memorial que registraeste tão singular momento do ensino da Palavra de Deus em nossa terra.
Valorizemos a Escola Dominical - Seja um Bom Aluno.
E serás Bem Aventurado - Salmos 1
Pastor Leonardo Gomes.